quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Silvino ficha suja: sonho de voltar a prefeitura fica mais longe

O sonho do ex-prefeito Silvino Andrade Duarte (PSDB), de voltar ao Palácio Celso Galvão está cada vez mais longe. Condenado pela prática de improbidade administrativa no Tribunal de Justiça de Pernambuco, o tucano cai nas garras da lei ficha limpa, que já complicou a vida de muitos políticos do Brasil, como Paulo Maluf, Jader Barbalho, Joaquim Roriz, entre outros.

Tudo começou quando o Ministério Público de Pernambuco recebeu uma denúncia de suposta improbidade administrativa na gestão de Silvino. Ele teria contratado um caminhão pipa para prestar serviços ao município, como a manutenção de praças e jardins. Só que o então vereador José Carlos dos Santos (Cacau) descobriu junto ao Detran que a placa do caminhão na verdade era de um Corsa, que pertencia ao publicitário Marcelo Jorge, que mantinha contrato junto à prefeitura de Garanhuns.

 O Ministério Público investigou e concluiu que havia fraude. Denunciou o caso à Justiça, que em primeira instancia condenou todos os envolvidos, mas livrou o então prefeito Silvino Andrade. O Ministério Público deciciu recorrer da decisão e pedir a condenação de Silvino no Tribunal de Justiça. 

Por unanimidade a Sétima Câmara Cível do Tribunal acolheu os argumentos do Ministério Público e também condenou o ex-prefeito por improbidade. Condenado por um colegiado, ele entra no que prevê a lei ficha limpa e fica inelegível durante oito anos contados a partir da eleição subsequente, no caso a de 2010.

Desta forma, Silvino está impedido de disputar eleições até 2018. Só pode entrar numa disputa eleitoral se conseguir reverter a decisão no Superior Tribunal de Justiça.

Ficha limpa tira Silvino da política por 8 anos