quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tribunal Federal condena João Guido a 4 anos de prisão

O engenheiro João Guido, que disputou uma vaga na Câmara Federal e obteve mais de oito mil votos em Garanhuns, agora é ficha suja e está impedido de entrar numa nova disputa. Ele foi condenado pela Justiça Federal em fevereiro do ano passado a 7 anos de reclusão, por ter se envolvido num esquema de desvio de verba pública na prefeitura de Altinho.

João prestava serviço como engenheiro àquela prefeitura e junto com o seu tio João Inocêncio Filho, ajudou o ex-prefeito Carlos Henrique a enriquecer ilicitamente, segundo decisão da Justiça Federal. Incoformado com a condenação, ele recorreu ao Tribunal Regional Federal  mas a sentença acabou sendo mantida em parte. 

No tribunal a pena que era de 7 anos, caiu para 4 anos e 6 meses, em regime semi-aberto. O acódão foi publicado no dia 30 de setembro, e como trata-se de uma decisão colegiada, deixou o engenheiro e ex-secretário de planejamento de Garanhuns, inelegível durante 8 anos a contar da eleição subsequente. Como a condenação no Tribunal saiu dias antes ao pleito de 2010, a inelegibilidade vai até 2018.

O esquema em Altinho funcionou na zona rural. O prefeito  Carlos Henrique firmou um convênio com o Ministério do Meio Ambiente para executar a construção de um sistema de abastecimento d´água nos sítios Maracujá, Poços Pretos e Monde, mas o dinheiro foi desviado com a ajuda de João Inocêncio Filho e João Guido.

Se conseguirem entrar com recurso em Brasília, a pena será cumprida apenas quando a sentença transitar em julgado.


Guido condenado pelo Tribunal Federal