domingo, 10 de outubro de 2010

É hora de falar em 2012?

A eleição de 2010 ainda nem terminou e já tem gente querendo antecipar o pleito de 2012. Será que está na hora? Se o tema for abordado numa roda de pessoas que gostam de política, a gente pode até falar em 2014, 2016, enfim. Mas se o assunto for abordado junto a pessoas que não estão muito ligadas no cenário político, as especulações não serão ouvidas.

Mas de fato, ainda é cedo falar em 2012. Mas como certamente o nosso blog é acessado por quem gosta de política, não custa nada debater alguns pontos. 

Bartolomeu Quidute - Candidato a prefeito em 2004, teve pouco mais de 18 mil votos. Dois anos depois, não conseguiu chegar em 7 mil quando disputou um mandato de deputado estadual. Em 2010 apoiou Alberto Feitosa e Inocêncio Oliveira, que tiveram votações irrisórias. Certamente Bartolomeu não tem forças para entrar numa campanha majoritária.

Silvino Andrade - Conseguiu eleger o sucessor em 2004. Em 2006 foi candidato a deputado estadual e saiu majoritário com pouco mais de 13 mil votos. Em 2008 apoiou Zé da Luz para prefeito, que conquistou mais de 18 mil votos. Em 2010 ficou com Sivaldo Albino, que nas urnas saiu de Garanhuns com mais de 8 mil votos. A matemática diz que ele é um candidato forte. Vejamos: Foi o mais votado em 2006 e em 2010 conseguiu dar um vereador de pouco mais de 1000 votos um bom resultado eleitoral. Mas é ficha suja. Foi condenado por improbidade administrativa no Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Tribunal de Contas recomendou à Câmara a rejeição de suas contas quando era prefeito.

João Guido - Surpreendeu com sua candidatura a deputado federal. Mostrou que é organizado, fez uma campanha bonita e deu seu recado. Mais de 8 mil votos para quem nunca foi candidato a nada, é um excelente resultado eleitoral. Mas não é suficiente para ser candidato por si só. 

Sivaldo Albino - Foi candidato a vereador em 2008 e conseguiu ser eleito "no rabo da gata". Em 2010 teve mais de 8 mil votos para deputado estadual, mas será que teria esses votos sem o apoio de Silvino? Mesmo assim não resta dúvidas de que é uma opção a ser discutida para compor chapa com alguém.

Izaías Régis - Deputado reeleito para o terceiro mandato, teve pouco mais de 10 mil votos em 2006 e surpreendentemente conseguiu ampliar sua votação em Garanhuns neste ano, chegando aos 13 mil votos. Mas ninguém pode esquecer que Izaías já perdeu duas eleições consecutivas em Garanhuns. Em 2006 para Silvino e em 2010 para Zé da Luz. O que pode fazer com que ele vire o jogo na terceira?

Ainda sobre Izaías, a eleição de 2010 deixou um gostinho de quero mais. Se Zé da Luz conseguir passar no TSE, é indiscutível que torna-se também um forte candidato à prefeitura em 2012. A briga polarizada entre os dois, pode-se dizer, seria o clássico político do Agreste.

Zé da Luz - Candidato em 2008, obteve mais de 18 mil votos com o apoio de Silvino. Sozinho em 2010 conseguiu montar um grupo com três vereadores e sete ex-vereadores. Foi consagrado nas urnas como o vitorioso em Garanhuns com mais de 15 mil votos.  Ficando livre do processo que enfrenta na Justiça Eleitoral, é um bom nome para enfrentar a próxima campanha em Garanhuns.