domingo, 10 de outubro de 2010

Um guerreiro chamado Zé da Luz

Em 2008 muita gente se questionou quanto à candidatura de Zé da Luz à prefeitura de Garanhuns. E quem fez isso tinha razão. Ora, era mesmo preciso um homem que foi prefeito de Caetés se habilitar a dirigir os destinos da nossa gente? Essa pergunta ficou no ar por um bom tempo. Mas a campanha começou e Zé da Luz colocou o seu bloco na rua. 

Rua acima, rua abaixo, ele levou a sua mensagem. As pessoas começaram a lhe conhecer, passaram a confiar nas suas propostas e logo entenderam que não importa de onde os candidatos venham, se de Caetés, de Flores, de Princesa Isabel lá na Paraíba ou de Terezinha. O que interessa é o caráter, é o compromisso, é a vontade de ajudar as pessoas.

O resultado foi impressionante: mais de 18 mil votos. Todo mundo ficou admirado com a desenvoltura de Zé da Luz nas urnas. Impressionado porque na época, enfrentou os comentários de que era forasteito, de que tinha sido alvo de denúncias de corrupção e sobretudo, enfrentou uma poderosa máquina administrativa que trabalhou discaradamente pela reeleição de Luiz Carlos.

O povo não se conformou. Durante dois anos esperou Zé da Luz se candidatar a deputado estadual. E assim o Zé fez. Novamente foi recebido com carinho nas ruas de Garanhuns. Mas não demorou muito e logo começou a campanha de baixo nível. O seu principal adversário, Izaías Régis, tratou de difamá-lo por onde passava, chamando-o de "ficha suja". Insistiu nos discursos e em panfletos anônimos. Durante a madrugada do domingo 3 de outubro, marginais cortaram as fotos de Zé da Luz das casas, colaram cartazes denegrindo Zé nos muros das seções eleitorais, enquanto outro candidato distribuia dinheiro pela periferia da cidade.

A prefeitura também mostrou a cara. Começou a fazer obras em ruas estratégicas e à medida em que elas ficavam prontas, o prefeito posava de bom moço carregando Izaías à tira colo. Mesmo diante de tanta artemanha, Zé da Luz conseguiu vencer. Em momento algum chamou Izaías de ladrão, em momento algum mandou agredir correligionários do seu adversário e em momento algum quis baixar o nível da campanha. 

O resultado, mais uma vez veio nas urnas. Ele foi o majoritário em Garanhuns com mais de 15 mil votos, contra 13 do seu adversário. No Tribunal Superior Eleitoral, Zé da Luz enfrenta o "segundo turno" das eleições. Aguarda o julgamento de um recurso ordinário que pede o registro da sua candidatura, até então impugnada por causa de uma rejeição de contas fabricada a toque de caixa pela Câmara de Vereadores de Caetés em 2008, quando um vereador ligado a Izaías Régis se tornou presidente da Casa. 

Hoje aquele julgamento proferido pelos parlamentares de Caetés está anulado e Zé da Luz já tem um parecer favorável ao registro de sua candidatura. Quando for aprovado no tribunal, ele poderá assumir o mandato se o seu partido, o PHS, atingir votos suficientes para eleger um terceiro deputado.

É por isso que um homem que enfrenta as urnas de Garanhuns contra todo esse sistema corrupto e contra todas as jogadas baixas, tipicas de marginais da política, só pode ser chamado de guerreiro. Justiça seja feita!

Zé da Luz em sua campanha deste ano